Estudo de caso

Turkish Airlines usa o Periscope para transmitir ao vivo um voo

Principais resultados

A oportunidade

A Turkish Airlines (@TurkishAirlines) queria mexer com a curiosidade que as pessoas têm em relação a voar e fazer algo único. Com o apelo cada vez maior das transmissões ao vivo, o Periscope e o Twitter eram a plataforma perfeita para criar conteúdo original, demonstrando a tecnologia de ponta da companhia aérea.

A estratégia

Com auxílio da tripulação, a @TurkishAirlines fez um live stream de um voo de Istambul para Nova York. Para receber as aprovações necessárias, foram seguidas todas as diretrizes de aviação, com o cuidado de não transmitir vídeo ao vivo do cockpit durante o voo.

O uso do Periscope durante o voo foi uma excelente oportunidade para a @TurkishAirlines falar sobre as ofertas de qualidade do atendimento ao cliente. Como foi ao vivo e sem nenhuma "edição", os espectadores puderam ver tudo isso em ação.

Crie buzz com transmissões ao vivo pelo Periscope.

Lá atrás, quando as marcas começavam a descobrir o Periscope, a @TurkishAirlines viu uma oportunidade de ultrapassar as rivais e criar a primeira transmissão ao vivo durante um voo. Isso serviu para reforçar a posição da empresa como líder em inovação.

Alcance os públicos certos.

A @TurkishAirlines sustentou a transmissão com Tweets Promovidos segmentados por viajantes frequentes e pessoas interessadas em aviação, promovendo alguns Tweets na noite anterior para incentivar os usuários a sintonizarem. Foram enviados também Tweets orgânicos durante todo o voo, de forma a garantir que os mais de um milhão de seguidores não perdessem nada.

Crie interatividade para motivar engajamento.

Para deixar a transmissão mais engajadora, a @TurkishAirlines respondia perguntas dos espectadores enquanto os tripulantes faziam perguntas sobre aviação e recompensavam as respostas certas. Isso garantiu uma conversa bidirecional entre quem sintonizava de casa e quem estava no voo.

O sucesso

Com o Periscope e o Twitter, a @TurkishAirlines alcançou mais de 10.300 usuários e arrematou 154.406 curtidas. As reapresentações da transmissão foram assistidas por outros 14.967 usuários e geraram 138.373 corações adicionais. A história no Periscope foi reproduzida por vários sites de marketing digital e de notícias da aviação. O projeto alcançou um público total de 4,5 milhões de pessoas. Além de tudo, a @TurkishAirlines ganhou 5.000 novos seguidores.

O processo de transmissão ao vivo é o máximo... Sem intervenções, sem oportunidade de cortar uma cena e trocá-la por outra, sem trilha sonora. Nós mostramos ao público a operação real, a tripulação real e um voo real. Não é fácil, mas sem dúvida é um grande passo.

Elif Bora, especialista em comunicações de marketing interativo da Turkish Airlines

Soluções usadas

Criativos

Todos os dias, as marcas usam maneiras únicas e criativas para se conectarem aos usuários do Twitter. Você pode fazer o mesmo.

Saiba Mais Arrow Right Icon

Segmentação do público

Você quer que sua mensagem seja ouvida pelas pessoas certas. Isso é garantido pelos recursos de segmentação do Twitter.

Saiba Mais Arrow Right Icon