Best in Class

Prêmio ( ): mais conhecido como o prêmio para o melhor custo/benefício

O prêmio celebra as campanhas que montaram estratégias em busca de resultados surpreendentes de retorno sobre investimento.

Os vencedores do prêmio usaram o fato de o Twitter operar em tempo real, ser interativo e global para obter resultados significativos para suas marcas. Essas foram as pequenas ideias brilhantes que causaram grande impacto.

#Impact

gold

Campaign: Hungerithm

Pensando na história da marca “você muda quando está com fome”, a @SnickersAU descobriu que o humor do Twitter piora entre os horários das refeições. Sim, até mesmo a Internet fica com fome. O Snickers Hungerithm (algoritmo da fome), um algoritmo que monitorava o humor e o sentimento coletivo do Twitter, foi muito útil. Quando o humor no Twitter esfriava, o preço de um Snickers na 7-Eleven permanecia em AUS$ 1,75. Entretanto, quando o humor caía, o preço também diminuía. Quanto mais zangada a Internet ficava, mais barato ficava o Snickers. O Hungerithm conectava a promoção na rede social às compras nas lojas ao permitir que as pessoas verificassem como estava o humor do Twitter a cada 10 minutos e solicitassem cupons em seus celulares.

Marca: @SnickersAU
Agência: @clemengerBBDO
País: Austrália

Como foi?
A campanha de cinco semanas recebeu mais de 30 milhões de impressões de mídia e produziu mais de 150 artigos online com um valor ganho em relações públicas superior a 1,4 milhões de dólares australianos. As menções à marca no Twitter cresceram 120%, o que ajudou a impulsionar as visitas ao site que alcançaram 400% acima do parâmetro de comparação.

silver

Campaign: #RedCups

Com uma árvore de Natal feita de copos descartáveis e o primeiro emoji personalizado do Reino Unido, a @StarbucksUK criou uma empolgação em torno de seus famosos #RedCups (copos vermelhos) natalinos. A campanha totalmente integrada usou relações públicas, anúncios mobile e publicidade externa, mas colocou o Twitter em seu centro ao iluminar um copo em sua árvore de Natal na King’s Cross de Londres sempre que um cliente tweetava o emoji #RedCups. Muitas pessoas responderam.

Marca: @StarbucksUK
Agência: @MGOMD
País: Reino Unido

Como foi?
A #RedCups foi a campanha social mais bem-sucedida e atraente da @StarbucksUK. Nos quatro dias após o lançamento, mais de 22 milhões de pessoas foram expostas à icônica mensagem #RedCups de maneira digital ou física. Uma quantidade muito superior a 100.000 pessoas participou da conversa sobre os #RedCups, e 39.000 usou a hashtag no primeiro dia. A campanha também conquistou 15 vezes mais seguidores no período e proporcionou um aumento de 6 vezes nas menções no Twitter. Foi um Natal muito feliz.  

bronze

Campaign: Sanduíche estranho da Hellmann’s

A @Hellmans não queria apenas impulsionar o uso da maionese, ela queria criar “novas oportunidades culinárias”. Entre na #Strangewich (sanduíche estranho), a campanha que convida as pessoas a compartilhar seus sanduíches com os ingredientes mais estranhos para ter a chance de ganhar prêmios estranhos (por exemplo, fatias de bacon). A campanha #Strangewich incluía um Assunto Promovido por 24 horas, um ScratchReel que permitia que os clientes criassem seus sanduíches estranhos digitalmente deslizando o dedo e parcerias com celebridades que têm orgulho de ser “estranhas”, como @ActuallyNPH e @GeorgeTakei. Manteiga de amendoim, banana e maionese. Alguém quer?

Marca: @Hellmanns
Agência: @WeberShandwick
País: Estados Unidos

Como foi?
No dia do lançamento, a taxa de engajamento do Assunto Promovido atingiu 16,65%, e ela se tornou a hashtag promovida mais bem-sucedida da história da Unilever. A taxa de engajamento geral de 15,40% da campanha e os mais de 100.000 sanduíches estranhos tweetados excederam todas as expectativas.