Estudo de caso

A MasterCard LAC aproveita um evento esportivo para se conectar com seu público

Principais resultados

A oportunidade

A MasterCard na América Latina e no Caribe () foi a patrocinadora oficial Platinum da Copa América Chile 2015 (), o torneio de futebol mais popular da América do Sul. A marca recorreu ao Twitter para criar uma campanha dinâmica em tempo real que pudesse atrair um público diversificado em vários países da América Latina.

A estratégia

A procurou atrair os fãs de futebol para as partidas da Copa América. A campanha da marca foi rodada simultaneamente nos seguintes países: Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru e República Dominicana. Ela usou Tweets Promovidos segmentados para os seguidores de influenciadores associados ao futebol (, , e ), bem como palavras-chave (“Tevez”, “Maschefacts”, “goleiro”, “Vidal”, “Chile” e “árbitro de futebol”) para promover a preparação para a final do torneio no Chile e destacar ofertas promocionais de lojas parceiras. A marca usou um Assunto Promovido com a hashtag () para ampliar o alcance da campanha. Para o jogo final, a distribuiu conteúdos de mídia avançados pré-criados e usou o Twitter Live Studio para criar e distribuir novos conteúdos em tempo real.

Etapas para o sucesso

1 Consolide a estratégia com um conceito marcante.

A focou sua campanha na hashtag , reunindo um público diversificado em torno do conceito de sentir-se como um campeão. Em pontos importantes do torneio e no jogo final, a hashtag se tornou o ponto central da conversa e incentivou os fãs a interagir com a marca.

2. Para mais engajamento, pense de modo global e aja de modo local.

A criou conteúdos específicos para cada país segmentado que eram enviados de uma conta do Twitter traduzida (por exemplo, e). O uso do idioma local em gráficos informativos avançados ajudou a marca a interagir mais com seu público.

3. Faça ajustes em tempo real para conteúdos relevantes.

No dia da partida final, a usou o Twitter Live Studio para fornecer conteúdo dinâmico em tempo real. A marca ajustou hashtags para atrair melhor o público. Quando a seleção da Argentina perdeu a final, a mudou para () e permitiu que os usuários enviassem mensagens de apoio.

A monitorou a conversa em torno da partida, detectou tópicos relevantes e participou da conversa quando apropriado. Ao fazer isso, a marca criou conteúdos atraentes em tempo real, incluindo Vines, GIFs animados, memes e emojis sequenciados.

O sucesso

A campanha foi rodada de 11 de junho a 4 de julho de 2015. A hashtag obteve 160.000 menções durante todo o torneio. Os Tweets Promovidos alcançaram 45 milhões de impressões e 840.200 engajamentos. Um Tweet Promovido da gerou 1,5 milhão de impressões. No último dia, as hashtags e tiveram um alcance combinado de 100.000 menções.

Na , a hashtag obteve 54.481 menções. Durante o primeiro tempo da partida final, a hashtag e as contas associadas à marca receberam quase 110 interações por minuto.

O Twitter está alinhado com nossos objetivos de marca e nos ajuda a amplificar a mensagem de acordo com nossa visão. Sua natureza de tempo real nos permite participar de conversas e interagir imediatamente com as marcas e os consumidores.”

Stephanie Scotto de Restrepo, diretora de marketing digital na LAC, MasterCard

Soluções usadas

Solution Page Title

Solution Page Description

Saiba Mais Arrow Right Icon

Solution Page Title

Solution Page Description

Saiba Mais Arrow Right Icon