Estudo de caso

A MasterCard LAC aproveita um evento esportivo para se conectar com seu público

Principais resultados

A oportunidade

A MasterCard na América Latina e no Caribe () foi a patrocinadora oficial Platinum da Copa América Chile 2015 (), o torneio de futebol mais popular da América do Sul. A marca recorreu ao Twitter para criar uma campanha dinâmica em tempo real que pudesse atrair um público diversificado em vários países da América Latina.

A estratégia

A procurou atrair os fãs de futebol para as partidas da Copa América. A campanha da marca foi rodada simultaneamente nos seguintes países: Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru e República Dominicana. Ela usou Tweets Promovidos segmentados para os seguidores de influenciadores associados ao futebol (, , e ), bem como palavras-chave (“Tevez”, “Maschefacts”, “goleiro”, “Vidal”, “Chile” e “árbitro de futebol”) para promover a preparação para a final do torneio no Chile e destacar ofertas promocionais de lojas parceiras. A marca usou um Assunto Promovido com a hashtag () para ampliar o alcance da campanha. Para o jogo final, a distribuiu conteúdos de mídia avançados pré-criados e usou o Twitter Live Studio para criar e distribuir novos conteúdos em tempo real.

Etapas para o sucesso

1 Consolide a estratégia com um conceito marcante.

A focou sua campanha na hashtag , reunindo um público diversificado em torno do conceito de sentir-se como um campeão. Em pontos importantes do torneio e no jogo final, a hashtag se tornou o ponto central da conversa e incentivou os fãs a interagir com a marca.

2. Para mais engajamento, pense de modo global e aja de modo local.

A criou conteúdos específicos para cada país segmentado que eram enviados de uma conta do Twitter traduzida (por exemplo, e). O uso do idioma local em gráficos informativos avançados ajudou a marca a interagir mais com seu público.

3. Faça ajustes em tempo real para conteúdos relevantes.

No dia da partida final, a usou o Twitter Live Studio para fornecer conteúdo dinâmico em tempo real. A marca ajustou hashtags para atrair melhor o público. Quando a seleção da Argentina perdeu a final, a mudou para () e permitiu que os usuários enviassem mensagens de apoio.

A monitorou a conversa em torno da partida, detectou tópicos relevantes e participou da conversa quando apropriado. Ao fazer isso, a marca criou conteúdos atraentes em tempo real, incluindo Vines, GIFs animados, memes e emojis sequenciados.

O sucesso

A campanha foi rodada de 11 de junho a 4 de julho de 2015. A hashtag obteve 160.000 menções durante todo o torneio. Os Tweets Promovidos alcançaram 45 milhões de impressões e 840.200 engajamentos. Um Tweet Promovido da gerou 1,5 milhão de impressões. No último dia, as hashtags e tiveram um alcance combinado de 100.000 menções.

Na , a hashtag obteve 54.481 menções. Durante o primeiro tempo da partida final, a hashtag e as contas associadas à marca receberam quase 110 interações por minuto.

O Twitter está alinhado com nossos objetivos de marca e nos ajuda a amplificar a mensagem de acordo com nossa visão. Sua natureza de tempo real nos permite participar de conversas e interagir imediatamente com as marcas e os consumidores.

Stephanie Scotto de Restrepo, diretora de marketing digital na LAC, MasterCard

Soluções usadas

Solution Page Title

Solution Page Description

Saiba Mais

Solution Page Title

Solution Page Description

Saiba Mais