Estudo de caso

Como LEGO usou o Spotlight para

Principais resultados

A oportunidade

Poucas marcas são tão icônicas no mundo quanto . Com mais de 60 anos de história, LEGO vem inspirando milhões de pessoas a imaginar e construir o que elas quiserem, peça por peça. 

Em 2019, a empresa tinha um desafio em mãos: como empoderar ainda mais a criatividade de todas as pessoas e desbloquear a sua imaginação, fazendo com que seus consumidores continuassem a desbravar as infinitas possibilidades que as peças de LEGO têm? Para isso, a marca veio ao Twitter.

A estratégia

LEGO lançou a sua campanha global no Twitter com uma nova mensagem que inspirava a criatividade e a imaginação de todas as pessoas. A marca estava otimista que lançando a sua campanha no Twitter, ela conseguiria gerar resultados positivos para a estratégia de . Por quê? Porque o Twitter é o lugar onde as pessoas vão para descobrir o que está acontecendo e onde as marcas têm 2x mais chances de alcançar os seus KPI's quando lançam algo novo.2

A agência da marca, que é uma house dentro da própria empresa, seguiu as principais boas práticas do Twitter e utilizou diversas soluções que a plataforma possui, incluindo o First View, Promoted Trend e o novo Spotlight, que coloca as marcas no lugar mais premium do Twitter. O mais recente lançamento é um takeover de 24 horas na aba Explorar - onde os consumidores encontram os trending topics e as principais hashtags do dia. Por isso LEGO esteve, com o Spotlight, em destaque durante um dia todo ao lado das principais conversas no Twitter.  

Atraia a atenção das pessoas com vídeos curtos

Dois dias antes do lançamento da campanha, Tweetou um vídeo teaser, criando buzz na timeline.

Revele a sua campanha através dos melhores formatos

No dia de lançamento, compartilhou no Reino Unido a versão completa do vídeo utilizando o novo Spotlight, ficando em destaque na aba explorar durante 24 horas. Utilizando também o Promoted Trend e o First View, LEGO maximizou o seu alcance e ampliou o interesse no lançamento. Durante a campanha, a marca também incluiu um branded emoji na sua estratégia: a cada Tweet com a hashtag, o emoji aparecia na timeline das pessoas.

Reforce a mensagem com o Patrocínio em Vídeo In-Stream e creators

Para reforçar a mensagem nos EUA, LEGO utilizou os parceiros de conteúdo do Twitter para veicular vídeos no pre-roll de pílulas exclusivas de jogos de futebol americano. Com essa estratégia, a marca conseguiu inspirar os seus consumidores num momento de grande paixão, interesse e atenção. 

A campanha também teve a participação de creators que compartilharam as suas próprias criações com as peças de LEGO.

O sucesso

A campanha teve um sucesso imediato. De acordo com uma mensuração da Crimson Hexagon, a foi utilizada mais de 100,000 vezes durante as primeiras quatro horas depois do lançamento, gerando milhares de impressões. O sentimento positivo sobre a marca também cresceu 35% e a campanha conquistou uma cobertura positiva nos principais veículos de mídia.

Ao começar com a audiência influente e receptiva do Twitter, LEGO conseguiu transformar a sua percepção de marca. A campanha também mostrou como o Twitter pode auxiliar campanhas que querem construir awareness e gerar interesse em algo novo. 

Quer ver como foi um sucesso? Dá uma olhada no que o Diretor Global de Mídias Sociais de LEGO falou:

A gente escolheu o Twitter para lançar a nossa primeira campanha global em muitos anos. Para isso, selecionamos alguns dos principais produtos que a plataforma possui, incluindo o novo Spotlight, possibilitando que o nosso vídeo tivesse um impacto enorme e nos ajudasse a gerar awareness, milhares de menções sobre a marca e inspirar a conversa em torno da nossa campanha.”

Ambreena Budaly (), Global Director, Social Media at LEGO Group

 

1. Key result 1: Crimson Hexagon, global conversation volume around LEGO branded terms, September 16-20, 2019
2. Bain & Company, 2019 Launch Marketer Survey, US, n=650