O melhor da classe

A Outra Campanha Corajosa

Provavelmente este ano seja mais fácil do que nunca responder à pergunta: qual é a sua campanha favorita dos Cannes Lions?

Depois de 18 leões incluindo quatro Grand Prix, a campanha Fearless Girl, da empresa State Street Global Advisors, é uma resposta quase óbvia. Mais ainda se levamos em consideração que essa campanha conseguiu um bilhão de impressões no Twitter nas primeiras 12 horas.

Há muito a ser dito sobre essa menina valente feita de bronze. No entanto, decidi falar desta vez de outra campanha igualmente valente que também brilhou tanto em Cannes quanto no Twitter.

Falemos então de #PorEllasAsíSomos, uma campanha da cerveja mexicana Tecate, que pessoalmente eu gosto muito. Para entender o quão poderosa e corajosa é a campanha, é importante conhecer mais sobre a marca:

Por muito tempo a Tecate foi um ícone de masculinidade. As campanhas falavam com humor de homens capazes de “controlar” sua mulher. Homens que sempre encontravam formas de sair sozinhos com os amigos, de ficar até mais tarde ou de evitar os almoços na casa da sogra. E neste contexto, beber uma Tecate representava ser o verdadeiro homem.

Imaginem então o tamanho da mudança que significa a nova estratégia da marca, que agora fala de um novo tipo de masculinidade. 

#PorEllasAsíSomos manda uma mensagem muito poderosa. Sim, Tecate é uma cerveja para homens, e existem muitos tipos deles. Alguns não são fortes, outros não muito valentes, há muitos que cozinham e inclusive há homens com diversas orientações sexuais. Mas o que define um homem é a maneira com que trata uma mulher. Se um homem não sabe como tratar uma mulher e é violento com ela, para Tecate não é um homem e não merece essa cerveja.

“Se você não respeita as mulheres, Tecate não é para você e não queremos que a compre.” Uma mensagem muito poderosa, não?

A campanha foi tão poderosa e tão bem executada que, de imediato, o Twitter estava repleto de conversas contra a violência de gênero e mensagens de apoio a Tecate.

Foi então que a marca deu o passo seguinte e decidiu não anunciar sua campanha no Super Bowl. No lugar, decidiram usar a verba para apoiar a luta contra a violência doméstica. A mecânica foi muito simples e efetiva: a cada vez que as pessoas Tweetavam mensagens com a hashtag #PorEllasAsíSomos, a marca fazia uma doação à causa. Tecate conseguiu assim criar uma conscientização ao redor do tema, apoiar a luta e, por outro lado, gerou o maior número de interações para uma campanha no México durante 2016.

Tags
  • Álcool
  • México
  • O melhor da classe
  • Estimular o engajamento
  • Segmentação do público

Conteúdo relacionado

Os insights de marketing mais recentes do X. 

Increva-se na nossa newsletter agora.