Perspectiva

Veja os perfis dos fãs de futebol no Twitter e como se conectar com eles

Mente quem diz que na somos um só coração, temos as mesmas motivações e um mesmo ideal. Mente também quem diz que o mundial é um evento apenas futebolístico.

O futebol fica pequeno diante de um acontecimento deste tamanho. Para muitos, a Copa é a justificativa perfeita para as mais diversas oportunidades: estar em contato com os amigos, sair da rotina, produzir e consumir conteúdo, além de se atualizar sobre um esporte que é considerado uma grande paixão.

E o Twitter contabiliza grandes números relacionados ao evento esportivo mais esperado do ano. Se apenas na semana da contusão do Neymar tivemos mais de 1,3 milhão de Tweets a respeito do jogador, podemos imaginar o tamanho da comoção na plataforma em dia de jogo verde e amarelo no mundial.

As conversas, os memes e a viralização de conteúdos estão garantidos na plataforma: 94% dos usuários brasileiros no Twitter planejam assistir à e 82% deles pretendem ver os jogos pela TV, de acordo com pesquisa de feita pelo Twitter em 12 países em parceria com a MediaCom.

E as conversas na plataforma pautam toda a internet: 62% das conversas sobre esportes nas redes sociais e todas as conversas sobre esportes nas redes sociais aconteceram no Twitter, segundo estudo do Ibope Repucom.

Fonte: Twitter Market Insights & Analytics | Ibope Repucom Sponsorlink BR Dez/17-Jan/18

Por que isso acontece?

O Twitter tem um perfil diferente do das demais plataformas digitais. Somos uma rede de interesses, em que as pessoas entram para ver e falar sobre seus temas de interesse, inclusive esportes e futebol. Assim, a audiência do Twitter tem um comportamento diferenciado: ela é proativa, busca conteúdos, e é mais receptiva às mais diversas mensagens, inclusive de marcas.

Fonte: Twitter Market Insights & Analytics | C_Space - Adams Egg Qual Study & SMG Insiders Video Study, 2016, people age 18-34, positions on graph approximate

Perfis do consumidor de esportes

Se por um lado é fato consumado que as conversas sobre Copa e futebol estarão ainda mais presentes no dia a dia das pessoas, por outro é preciso deixar claro que não estamos tratando de um único perfil de consumidor.

Cada um vai curtir a sua própria Copa e os olhares podem ser bastantes distintos: enquanto uns se interessam pela Seleção, outros estão mais ocupados com as comemorações - e as marcas que conseguirem entender o consumidor nas diferentes perspectivas atingirão seus targets de maneira mais assertiva. O que todos eles têm em comum? Sua união em torno do evento do momento.

Ao estudar o território de esportes e a nos últimos dois anos, o Twitter conseguiu desenhar quatro grupos principais de consumidores na plataforma:

Fonte: Twitter Marketing Insights & Analytics | Twitter Insight Survey (TIS) 22/01/2018 a 26/01/2018 [n=2679] | Qual das frases abaixo melhor descreve seu sentimento sobre o futebol?

Encantados

  • 13% do público.

  • Em sua maioria, geração que nunca viu o Brasil ganhar uma . A curtição está mais em torno do evento em si do que do futebol. Esses consumidores querem saber da vida dos jogadores, os nomes do momento e o que "trenda" nas conversas na plataforma.

Entusiastas

  • 24% do público.

  • São os apaixonados por esporte, nas mais diversas modalidades, e o futebol é mais um deles. A para este grupo é a oportunidade de assistir a um bom jogo.

Fanáticos

  • 31% do público.

  • São os fanáticos por futebol, e para eles o tema “esporte” se restringe a isso.

Ufanistas

  • 32% do público.

  • Sua paixão por futebol se restringe à . São os mais interessados na festa e na comemoração e que literalmente vestem a camisa verde-amarela nessa época.

Fonte: Twitter Marketing Insights & Analytics | Twitter Insight Survey (TIS) 22/01/2018 a 26/01/2018 [n=2679] | Qual das frases abaixo melhor descreve seu sentimento sobre o futebol?

Aliar conhecimento sobre os diversos públicos a uma estratégia de comunicação assertiva pode ser um ponto de virada para a marca se tornar “o que está acontecendo” durante um evento como a Copa. E o Twitter, por ser uma plataforma aberta, conversacional e que reúne conteúdos de interesse do usuário em tempo real, conta com uma audiência mais propensa a se lembrar de marcas que compartilham conteúdos relacionados a esportes (73%) e a comprar produtos e serviços de marcas que se aliem a esse tipo de iniciativa (68%).

Independentemente do perfil da sua marca, seu público-alvo estará na Copa de maneira única. Basta entender o momento para se tornar de fato relevante e presente.