Perspectiva

: veja 10 campanhas de marcas que se destacaram no Twitter no Brasil em 2017

Por ser uma rede de interesses, o Twitter reúne consumidores em busca de informação e dispostos a participar de conversas fora de seus círculos sociais, o que abre espaço para que as marcas se conectem com o seu público de forma efetiva. Ao longo de 2017, diversas marcas aproveitaram o potencial da plataforma para se engajar com seus consumidores nos mais variados temas.

"Temos trabalhado em parceria com agências e marcas unindo criação, estratégia e inovação. Isso nos permite construir histórias que sejam relevantes para as pessoas e façam as marcas se tornarem o que está acontecendo no Twitter. Tudo isso sempre alinhado com o plano de comunicação e especialmente de mídia,  afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégias de marcas do Twitter Brasil.

Confira abaixo 10 campanhas de marcas que tiveram alto engajamento no Twitter em 2017:

Doritos

A marca (‎‎‎‎‎‎‎) utilizou o Twitter para divulgar a campanha que levou sete bandas independentes para tocar em um espaço no Rock in Rio.

Itaú

O Itaú () aproveitou o Rock in Rio para participar das conversas sobre o assunto no Twitter em tempo real e se conectar com os usuários de forma natural. A ‎‎hashtag fez parte da campanha, que teve parceria com criadores do Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes.

Kit Kat

A marca () utilizou vídeos promocionais com criadores e Tweets conversacionais para se engajar com os fãs e distribuir cupons de desconto para adquirir o KitKat Celebreak, uma caixa para dar de presente contendo vários tipos diferentes do chocolate. Analisando o comportamento do consumidor no Twitter, a marca identificou os melhores momentos para conversar com o público utilizando a hashtag .

Samsung

A Samsung (‎) utilizou a plataforma para divulgar as principais funcionalidades da ‎‎, assistência técnica inteligente da marca. Alguns dos vídeos foram feitos por meio de Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e cria sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes. Os vídeos também foram utilizados no atendimento ao consumidor no Twitter por mensagens diretas (DMs), auxiliando a esclarecer dúvidas sobre diversos produtos.  A empresa é pioneira no segmento de tecnologia na América Latina a utilizar Twitter Business Solutions (TBS) - plataforma desenvolvida pelo Twitter para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores.

A Samsung também usou vídeos promovidos no Twitter para lançar o aparelho modelo .

Budweiser

Por meio de Tweets conversacionais com a hashtag , a marca (‎‎) convidou os fãs para utilizar um recurso que permite encomendar cerveja via Twitter. O recurso também foi desenvolvido por meio da Twitter Business Solutions (TBS) - plataforma desenvolvida pelo Twitter para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores. A Budweiser foi a primeira marca de cerveja a oferecer o delivery de seu produto com uma experiência de compra feita 100% no Twitter.

Fiat

A Fiat (‎) foi a primeira marca no Brasil a utilizar Twitter Business Solutions. A campanha de lançamento do novo  incluía ativações no Twitter para divulgar um serviço de atendimento que a marca lançou na plataforma. Para saber mais sobre o novo Fiat Argo, os consumidores podiam iniciar uma conversa com o perfil , que passa a oferecer, de maneira automatizada e inteligente, diversos botões com opções de mensagem e respostas de acordo com os objetivos de cada um. É possível, por exemplo, encontrar detalhes sobre as tecnologias disponíveis no veículo, informações técnicas sobre performance, desempenho e segurança, saber os preços de cada versão do automóvel, além de encontrar a concessionária mais próxima para agendar um test drive.

Ruffles

A marca (‎) promoveu uma série de vídeos na plataforma para divulgar seu game de realidade aumentada, que pode ser jogado entre amigos. E para aproveitar melhor o seu patrocínio de uma novela na TV, a Ruffles seguiu uma estratégia de Twitter como segunda tela com conteúdo ao vivo durante toda semana. A hashtag movimentou o Twitter.

Fox Film do Brasil

Para divulgar a estreia do filme  nos cinemas brasileiros, a marca (‎) criou um jogo interativo no Twitter, multiplicando o alcance do vídeo com o trailer do filme e diversos conteúdos.

iFood

Em parceria com a ESPN, a marca de delivery online de comida (‎) aproveitou o território de esporte e as conversas sobre a NFL para promover o seu serviço.

O Twitter também divulgou os assuntos que tiveram destaque na plataforma no Brasil e no mundo em 2017. Entre os temas mais relevantes estão o , a e tópicos relacionados ao mundo do futebol, como a notícia da transferência do jogador para o PSG e a , vencida pelo Grêmio. No universo da música, que é o assunto mais falado no Twitter globalmente e no Brasil, além do , tiveram destaque premiações musicais como o Billboard Music Awards (), cujas conversas foram bastante motivadas pelo K-Pop, gênero musical sul-coreano que ganhou relevância em diversos países. O Meus Prêmios Nick (), versão brasileira do prêmio infantil Nickelodeon Kids' Choice Awards, também teve grande repercussão na plataforma. Entre os artistas, destaque para e . Além disso, programas de TV como o reality show brasileiro e a série americana se destacaram no país.