Perspectiva

Twitter Brasil divulga lista de campanhas de destaque no primeiro trimestre de 2019

Acabamos de divulgar a lista com as campanhas que souberam aproveitar os diferenciais da nossa plataforma para transmitir sua mensagem à audiência do Twitter de maneira criativa, impactante e efetiva durante o primeiro trimestre de 2019. As eleitas foram (@FiatBR), McDonald’s (@McDonalds_BR), Natura (@naturabroficial), Rappi (@RappiBrasil), Skol (@skol), Unilever/Axe (@UnileverBrasil) e 99 (@voude99).

Para escolher, olhamos com cuidado para alguns pilares: estratégia de marca; estratégia de conteúdo; e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. Para cada pilar, elencamos duas marcas que souberam aproveitar as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores. No final, também indicamos uma campanha que reuniu as três categorias.

Confira agora:

Estratégia de marca

(marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma)

Skol (@skol)

Baseada nas críticas de que a marca não produziria uma cerveja puro malte que não fosse pesada, a Skol iniciou uma campanha especial para o divulgar da nova Skol Puro Malte. O conceito foi criar todas as peças de comunicação em tom descontraído e “negar” o lançamento de uma nova cerveja. No Twitter, o “não-lançamento” se mostrou extremamente versátil e positivo, pois, ao encontrar uma forma criativa de abordar os comentários dos “haters”, a marca fo capaz de entrar nas conversas dos usuários no melhor momento e contexto.

Natura (@naturabroficial)

A partir do desafio de se aproximar a um público mais jovem, a marca contou com a parceria do Twitter para a estruturação de um time que pudesse acompanhar as conversas que acontecem na plataforma em tempo real. Com os insights de comportamento dos usuários e de outras marcas ativas no Twitter, a Natura criou a persona “Nat” para liderar a comunicação institucional na sua conta, interagindo de acordo com os temas e momentos mais adequados. 

Estratégia de conteúdo

(marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica)

Axe/Unilever (@UnileverBrasil)

Axe lançou no Twitter a campanha "Dá pra ter tudo" trazendo vídeos de um criador. Antes de iniciar a divulgação, a marca se conectou com o público na plataforma para entender qual seria o melhor mote para o lançamento. Alinhados à linguagem do público alvo, os vídeos tiveram grande sucesso, extrapolaram o Twitter e foram adaptados para a TV. A agência F.Biz participou da iniciativa.

99 (@voude99)

A empresa se baseou nas diversas conversas sobre Carnaval e, em parceria com Niche, contou com vídeos de criadores para tratar da questão do assédio, incluindo ações distintas para seus dois públicos - motoristas e passageiros. 

Boas práticas de vídeo e uso de mídia

(marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia)

McDonald's (@McDonalds_BR)

Para sua campanha de lançamento dos novos lanches McNífico Bacon e Grand McNífico Bacon, o McDonald’s, em parceria com a agência DM9 (@DM9DDB), optou por um criativo que segue as melhores práticas do Twitter, como a presença da marca nos primeiros segundos do vídeo, elementos visuais que ajudam a contar a história e duração mais curta, de até 15 segundos.

Fiat (@FiatBR)

Patrocinadora do Big Brother Brasil 2019 (@bbb), a Fiat aproveitou a sinergia de audiência entre o Twitter e a TV para lançar uma campanha em vídeo na plataforma com o apoio da agência Blinks. A área de Niche, comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas, intermediou a criação de um vídeo pre-roll customizado (quando o anúncio aparece antes do conteúdo), trazendo ainda mais associação da Fiat ao conteúdo e aumentando sua relevância.

Best of Twitter

(marca que se teve destaque nas estratégias de mídia, conteúdo e marca)

Rappi (@RappiBrasil)

O conceito da marca é reunir, em um só lugar, qualquer coisa que uma pessoa pode precisar. Neste contexto, A Rappi se uniu ao CId (@naosalvo), intermediado por Niche, para lançar um conteúdo proprietário do criador, feito de sua forma e para sua própria audiência. Além de trazer a conversa para o contexto e momento certo, a ação contou com anúncios de vídeo curtos. 

O primeiro anunciante a investir no formato no Brasil é a Rappi (@RappiBrasil), que está patrocinando a série “28 coisas que meu pai nunca fez”, do @naosalvo. Para a Rappi, que já fazia campanhas no Twitter com o objetivo de se aproximar de seus consumidores, o investimento na série é um importante passo em sua frente de construção de marca no mercado brasileiro.

 

Estamos investindo em diferentes canais para construir e fortalecer a nossa marca no Brasil. O Twitter é uma mídia bastante inovadora que oferece conteúdos inteligentes e voltados para performance. Com a ampliação da nossa parceria, esperamos aumentar ainda mais o awareness em relação a Rappi

Fernando Vilela, head de Growth e Marketing da Rappi no Brasil.
Tags
  • Álcool
  • Automotivo
  • Estatísticas de campanha
  • Empresas principalmente mobile
  • Perspectiva
  • Brasil
  • Gama de criativos

Conteúdo relacionado

Os insights de marketing mais recentes do Twitter. 

Increva-se na nossa newsletter agora.