Perspectiva

Twitter, a arquibancada mais diversa do mundo

Como as marcas podem aproveitar o potencial do Twitter para engajar com seus fãs em conversas de esportes.

O Twitter mostra o que está acontecendo no mundo nas mais diferentes áreas de interesse das pessoas: política, música, televisão e, é claro, esportes. A cada lance, gol, cesta, ponto, nocaute ou touchdown, milhares de fãs do mundo inteiro interagem em conversas sobre seus times e atletas preferidos, comentando as partidas e disputas que acompanham em tempo real. O esporte acontece no Twitter e vai muito além do futebol, com conversas sobre as mais diversas modalidades no Brasil e em outros países e até sobre e-sports.

A paixão por esportes no Twitter fica mais evidente quando olhamos os resultados de algumas pesquisas internas recentes. Desde o início de 2016 até junho de 2017, foram 217 milhões de Tweets sobre esportes só no Brasil. E vale lembrar que a audiência do Twitter vai muito além dos consumidores na plataforma, já que as conversas que começam nela mas repercutem na televisão, no rádio e em outros meios digitais. Os diversos acontecimentos aparecem no Twitter duas vezes mais rápido do que em qualquer outra plataforma ou site.

217 Mi

de Tweets sobre esportes no Brasil.

Twitter Internal, jan-2016 a jun-207

O grande interesse dos brasileiros por esportes coloca o país em destaque em diversos levantamentos do Twitter. Para se ter uma ideia, o Brasileirão é segundo campeonato nacional mais Tweetado do mundo. E se engana quem pensa que o Brasil só chama atenção nas conversas sobre futebol, pois somos o país que mais Tweeta sobre NFL fora da América do Norte, o quarto país no mundo que mais Tweetou sobre NBA na última temporada e a segunda maior audiência de eSports na plataforma, atrás apenas dos EUA.

4º país

que mais Tweeta sobre NBA

Twitter Internal, 2017

Desde o ano passado, o Twitter vem realizando parcerias para levar aos seus consumidores diversos conteúdos sobre esportes, inclusive transmissões ao vivo. Esses conteúdos ao vivo são, sem dúvida, um grande ativo que o Twitter oferece aos seus usuários no Brasil e no Mundo. E não apenas pela transmissão em si, mas por permitir que as pessoas participem das conversas ao mesmo tempo em que assistem aos seus eventos favoritos ao vivo, em uma única tela. Trata-se de uma nova experiência de consumo de esportes, totalmente integrada à natureza do Twitter, uma rede de interesses, aberta e em tempo real. Além disso, as transmissões de conteúdo ao vivo permitem que os parceiros de conteúdo do Twitter ampliem seu alcance globalmente, já que 60% dos espectadores são de fora dos Estados Unidos, e cheguem a um público mais jovem, dado que aproximadamente 75% dos espectadores têm menos de 35 anos.

Este target jovem traz uma grande oportunidade para os anunciantes. Por meio do Amplify, modelo de negócio oferecido pelo Twitter, as marcas podem patrocinar um conteúdo de qualidade - como a transmissão ou cobertura de um evento esportivo feito por um canal de TV ou time - e levá-lo para uma audiência complementar na plataforma, com Tweets promovidos que contam com um anúncio pre-roll da marca.

Esta é uma ótima maneira de participar efetivamente das conversas sobre esportes, com um público-alvo interessado pelo assunto e no momento em que ele está aberto e receptivo à sua mensagem. Em uma época na qual a atenção das pessoas está cada vez mais fragmentada, interagir com potenciais consumidores no momento certo faz toda a diferença em qualquer estratégia. Os esportes acontecem no Twitter e por isso aqui é o lugar ideal para construir sua marca. Twitter e Esportes, sem dúvida nenhuma, !