Pesquisa

Melhore a eficácia dos seus anúncios com a sincronização

Os resultados do nosso estudo mais recente revelam o alto impacto da transmissão de anúncios simultaneamente na TV e no Twitter: quando expostos a um dispositivo sincronizado com o Twitter e a TV, mais de 96% das pessoas se lembraram da campanha, e mais de 33% delas consideraram a possibilidade de fazer uma compra.

Em nosso estudo comportamental "TV potencializada pelo Twitter", publicado em parceria com a iligo research, analisamos em detalhes o comportamento dos usuários do Twitter que assistiam à TV, assim como as possíveis oportunidades para os canais de TV e as vantagens para as marcas que usam essas duas mídias. A seção de eficácia do anúncio mostrou o sucesso das campanhas ao mesmo tempo no Twitter e na TV.

Em 2017, para medir e analisar com mais precisão o impacto das campanhas publicitárias sincronizadas, foi criado um novo estudo para avaliar o impacto da transmissão simultânea de espaços nos canais de TV do grupo TF1 e no Twitter. As campanhas de vídeo segmentadas no Twitter de três marcas do setor de bens de consumo foram exibidas, e cada uma delas foi acionada imediatamente quando o anúncio foi transmitido em um dos canais do grupo TF1, graças à tecnologia 4C Insights. 

O Twitter é um amplificador potente de atenção e engajamento para a TV. A força dos espaços de TV do grupo TF1 e as possibilidades criativas do Twitter juntas representam uma ótima oportunidade para os anunciantes.”

Damien Viel, CEO do Twitter na França

Os programas do grupo TF1 têm uma capacidade única de interagir com os espectadores, e as hashtags das nossas atrações (, , etc.) estão entre os principais assuntos na França. A sincronização de mensagens publicitárias entre o Twitter e nossos espaços de publicidade é uma oportunidade que as marcas têm de desenvolver uma capacidade de complementação maior entre as mensagens e, assim, impulsionar de maneira significativa a eficácia publicitária de suas campanhas.”

Sylvia Tassan Toffola, Vice-presidente executiva da TF1 Advertising

A sincronização cria uma impressão duradoura

As pessoas expostas aos anúncios nos canais do grupo TF1 ou no Twitter revelaram um índice de memorização de 172. No caso das pessoas expostas às duas mídias simultaneamente, esse índice pulou para 196. Esse indicador mostra a grande contribuição da sincronização.

O impacto no reconhecimento da marca também é considerável porque as pessoas expostas a uma campanha sincronizada no Twitter e nos canais de TV do grupo TF1 simultaneamente apresentaram um índice de 134 (contra 127 para a exposição única nos canais do grupo TF1 ou no Twitter).

A sincronização proporciona melhor entendimento e apropriação da mensagem publicitária

Depois de assistir à campanha diversas vezes, os usuários expostos simultaneamente a ela conseguiram compreendê-la melhor (mais de 17% x mais de 11% em comparação com o parâmetro de 100), e uma proporção maior a considerou relevante para eles (mais de 29% x mais de 25%).

A imagem da marca é reforçada

De modo geral, o estudo apontou que o impacto dessas campanhas foi claramente maior nas pessoas que passaram pela exposição de modo sincronizado. Todos os indicadores testados comprovaram isso. Os indicadores que apresentaram diferenças significativas foram o tom e o senso de humor da marca, bem como a confiança nela.

A sincronização incentiva as compras e a defesa da marca

Na etapa final da jornada de compra, a sincronização impulsiona claramente a capacidade de uma campanha fazer com que as pessoas considerem a compra (mais de 33% em oposição a 27%). A defesa da marca também aumenta quando há uma exposição simultânea à campanha (mais de 39% em oposição a mais de 29%).

Ótimos resultados iniciais para a Mondelez e a Unilever

Nossas campanhas no TF1 nos proporcionam um grande alcance e uma boa percepção do cliente. A sincronização no Twitter reforça os KPIs da nossa marca, que incluem o alcance, o engajamento do consumidor, o incentivo às compras e, consequentemente, a nossa eficácia.”

Dominique Kirmann-Demoux, Diretora de mídia da Mondelez na Europa Ocidental

A sincronização entre TV e Twitter nos permitiu aumentar todos os KPIs da marca (lembrança dos anúncios, reconhecimento e imagem da marca) e mostrar as funções complementares da TV e do Twitter no engajamento com nosso objetivo de campanha, com um custo altamente otimizado por 100% de visualização.”

Anne-Gabrielle Dangu, Diretora de mídia e CRM da Unilever

Metodologia

O estudo foi conduzido em parceria com a  em agosto e setembro de 2017. Ele foi um estudo quantitativo e contou com 600 usuários mensais do Twitter na França para cada uma das três campanhas testadas (representativos em gênero, idade e categoria socioeconômica). Os resultados aqui destacados são a média das três campanhas testadas. Um cálculo de probabilidade de exposição à TV foi feito com base na combinação de uma pergunta sobre os horários em que eles assistiam à TV (dia, hora e canal) com o relatório de transmissão da campanha de TV. A exposição no Twitter foi obtida por meio de dados do site mesclados com questionários respondidos pelos entrevistados que autorizaram o compartilhamento de seus dados.