Perspectiva

Marcas + Cultura + Twitter = Impacto

Relevância cultural da marca representa 25% da decisão de compra, diz estudo

Uma pesquisa mostrou o quanto os consumidores querem que as marcas e a cultura se misturem.

Já sabemos que consumo e cultura sempre se cruzaram e, esse pode ser um caminho tênue para as marcas seguirem. Mas a equipe que comandou o novo estudo MAGNA e Twitter “O Impacto da Cultura” se surpreendeu com o resultado de uma nova pesquisa sobre o assunto. 

Dessa vez, ficou bem explícito o quanto os consumidores – especialmente os jovens do Twitter – esperam e querem que elas sejam culturalmente relevantes. Como? Que se alinhem a eventos culturais, promovam tendências e apoiem questões sociais. As marcas podem se tornar mais relevantes quando abraçam a cultura para se manterem atualizadas e quando demonstram conhecimento dos consumidores e retribuem à sociedade.

Resultados de impacto

O envolvimento na cultura é especialmente importante entre os consumidores com idades entre 18 e 35 anos. Comparados à população geral, eles são mais entusiasmados, informados e acreditam que as marcas devem fazer o mesmo.

Quando estão decidindo quais produtos e serviços comprar, não se prendem apenas a conceitos básicos. Estão de olho em quais marcas refletem seus interesses e também apoiam suas causas, como igualdade de gênero e respeito à diversidade.

A relevância cultural de uma marca representa 25% da decisão de compra do consumidor. Isso significa que estar associado à cultura é uma consideração importante quando as pessoas estão avaliando se querem ou não comprar algo. Outros fatores são percepção positiva, preço e qualidade. 

O que isso significa para os profissionais de marketing?

O estudo ajuda a repensar estratégias e ações de marketing, já que a relevância cultural de uma marca pode ser construída por meio de campanhas.

O envolvimento cultural de uma marca representa 25% da decisão de compra do consumidor.

Mire onde estão as pessoas mais influentes

Uma das relevações do estudo é que a mídia social é um indicador 25% mais forte de paixão por cultura do que a idade do consumidor. E, nesse sentido, o Twitter funciona melhor que as demais redes porque, aqui, o público são verdadeiros formadores de opinião, além de mais engajado e receptivo.

Abrace os valores dos seus consumidores

Há muitas maneiras de envolver uma marca na cultura. De acordo com os entrevistados da pesquisa, as principais são retribuir à comunidade, colocar os clientes em primeiro lugar, incluir um público amplo e apoiar questões sociais.

Existem muitas maneiras para uma marca ser culturalmente relevante.

Não fique de fora do Twitter quando for anunciar

Marcas que focam na cultura serão lembradas como relevantes, responsáveis e inovadoras. São mais capazes de criar uma experiência marcante para os consumidores. Expressar esse envolvimento em plataformas como o Twitter é a melhor maneira de se tornar parte das conversas mais marcantes do dia.

Os insights mais recentes direto para a sua caixa de entrada. Increva-se na nossa newsletter agora

Formulário de inscrição para o boletim informativo por e-mail de insights de marketing

Ao assinar, você concorda que poderemos enviar e-mail de marketing a você sobre os serviços do Twitter. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.