Perspectiva

Prepare-se para momentos que valem ouro nos Jogos Olímpicos

Qual foi o evento mais comentado no Twitter durante as Olimpíadas de 2012?

A resposta pode surpreender você. O momento mais badalado no Twitter durante #Londres2012 foi a volta do grupo pop britânico Spice Girls em sua apresentação na cerimônia de encerramento. As Spice Girls geraram mais Tweets por minuto do que qualquer atleta.

O mundo dos esportes é cheio de momentos inesperados, como o apagão no Super Bowl XLVII e a incrível cesta decisiva na final do campeonato de basquete masculino da NCAA em 2016. Com certeza não será diferente nas Olimpíadas deste ano. Mas o inesperado nem sempre é imprevisível. Haverá alguma chegada sensacional, uma derrota esmagadora, um momento comovente envolvendo um participante e sua família, uma volta triunfal e, possivelmente, um vídeo viral de gente dançando ao som de uma música pop.

Nossa equipe de planejamento de conteúdo ajuda os anunciantes a refletir sobre e se preparar para os momentos “inesperados, mas previsíveis” que podem ser aplicados a quase qualquer evento. Os cinco princípios básicos destacados abaixo ajudam as marcas a explorar momentos e conversas ao vivo, alcançando um público engajado com conteúdo relevante no momento em que os consumidores estão mais receptivos.

Siga estes cincos princípios básicos de planejamento para preparar sua marca para o sucesso:

1. Mapeie os seus momentos.

Antes do início dos Jogos, faça uma lista de todos os momentos planejados, previstos e antecipados em torno dos quais sua marca será ativada — antes, durante e depois. Considere os atletas e as equipes com que sua marca está associada, os carros-chefe tradicionais entre os eventos esportivos e os momentos emocionantes e edificantes que costumam ser o centro das atenções a cada dois anos.

2. Planeje cenários favoráveis.

Examine a lista de momentos e identifique quais momentos pré/durante/pós-evento são relevantes para sua marca e dos quais ela pode se apropriar de maneira autêntica e promover sem problemas legais. Escolha momentos que façam sentido para a sua marca e que possibilitem a expressão de sua personalidade. Eles são sua oportunidade de participar de conversas e de abrir caminho através de todo o barulho da publicidade de marcas.

3. Crie o conteúdo agora mesmo com base na lista de momentos priorizados.

Você deve criar conteúdo tanto para os momentos pré/durante/pós-evento, como também para os momentos que sabe e acha que devem acontecer. Você pode deixar seu conteúdo pré-aprovado e estar pronto para publicar com entusiasmo e sucesso assim que o foco da conversa se deslocar para o momento para o que você se preparou. Dessa maneira, o conteúdo produzido em tempo real deve representar uma parcela muito pequena de sua atividade.

4. Estabeleça modelos de criativos.

Crie modelos de conteúdo pré-produzido e em tempo real para garantir uma execução consistente e para vincular qualquer conteúdo inesperado (como a reação dos torcedores) novamente à sua marca, suas mensagens principais ou suas propostas de valor. Pense na possibilidade de usar hashtags recorrentes, uma abordagem visual e uma estética geral consistente de modo a consolidar o conteúdo.

5. Escolha seus parâmetros de segmentação.

Com base nos momentos já identificados, crie parâmetros de segmentação para garantir que seu ótimo conteúdo seja relevante — ele deve ser visto pelas pessoas certas, no momento certo e em grande escala. Para saber mais, veja no nosso blog a publicação sobre segmentação por eventos.

Esses princípios de planejamento vêm acompanhados de excelentes execuções de criativos. Adapte-os da maneira mais adequada para sua marca e seus objetivos de marketing.

Mas não se trata apenas de criar conteúdo exclusivo. Você precisa trabalhar os ativos que já tem para explorar a enorme oportunidade proporcionada pelo vídeo. Para fazer isso:

  • Distribua os principais ativos hero que você já tem para sua campanha.
  • Adapte-os para testar formatos diferentes e estender seu impacto.
  • Crie conteúdo de apoio voltado para redes sociais que complemente a execução.

Dessa maneira, você pode transformar um vídeo hero em vários ativos individuais para publicação estratégica ao longo do tempo. Assim, é possível amortizar os custos e garantir que a conversa gire em torno de sua marca por mais tempo.

O Twitter é a plataforma mais eficiente para a construção de conexões dinâmicas entre as marcas e os consumidores. Com o conteúdo certo e um pouco de planejamento, você pode promover campanhas extremamente bem-sucedidas que serão lembradas e comentadas por muito tempo após a cerimônia de encerramento.

Post co-authored by Nina Mishkin (@mishkin), Content Planning Manager