Perspectiva

Música no Twitter: comece por quem cola na grade

No Twitter, as pessoas são mais que fãs: elas são especialistas nos seus ídolos

Você conhece a palavra Fandom? É um termo que mescla as palavras “fan” e “kingdom” (reino em inglês). E, no Twitter, os “reinos dos fãs” são inúmeros: como os ‎ , os ‎ , os ‎ , os ‎ . Grupos que dão o tom da conversa sobre música dentro e fora da rede e dedicam extrema atenção aos seus ídolos musicais. 

São pessoas que se reúnem para mostrar todo seu conhecimento sobre as estrelas do sertanejo, do pop, da sofrência e os grupos de K-pop. São elas que escolhem o , aquela música que com certeza vai bombar.

Quem faz parte de um Fandom é altamente influente. Um estudo encomendado pelo Twitter mostrou que 42% dos fãs de música dizem que seus amigos recorrem a eles para saber o que é legal ouvir. Eles são os primeiros a incentivar seus seguidores a experimentar algo novo. Conseguem fazer com que a mais nova música chegue ao topo das paradas. 

Além disso, 45% dos fãs de música do Twitter dizem que poderiam gastar mais dinheiro com música do que gastam atualmente. 

45% dos fãs de música do Twitter dizem que poderiam gastar mais dinheiro com música do que gastam atualmente.

O que os Fandoms estão falando?

Os Fandoms reúnem aqueles que vão fundo. Enquanto 48% dos fãs de música no Twitter seguem e se mantêm informados sobre diversos artistas, os fãs mais ativos se dividem em subgrupos dedicados a um artista em particular.

48% dos fãs de música do Twitter usam a plataforma para acompanhar e se manter informados sobre os artistas.

Eles se reúnem para Tweetar ao vivo suas primeiras impressões de um novo álbum. Eles iniciam a conversa: quando um single vai sair, o nome do próximo álbum e quais cidades serão incluídas em uma turnê futura. Discutem sobre os looks de seus ídolos no palco e no red carpet, assim como a qualidade das apresentações e as novidades nas coreografias.

E quando o ídolo está envolvido em alguma polêmica, são rápidos em comentar e reúnem, para defender a celebridade, um exército cheio de admiração e paixão.

Artistas experientes retribuem o carinho. O rapper brasileiro Thaide () é conhecido por atualizar seus fãs minuto a minuto, informando inclusive onde eles podem encontrá-lo pessoalmente. O artista de hip-hop Blackbear () também conversa constantemente com seu público no Twitter. Ele gosta de dividir seus pensamentos profundos e manda DMs para seguidores.

Por que os Fandoms são importantes?

Eles estão por dentro do que há de mais novo no mundo da música. Fazem recomendações novas e são autênticos. Influenciam quem está nas redes e fora delas e ditam o que todos nós ouvimos. Isso faz deles o público perfeito para as marcas interagirem no durante uma campanha. do Twitter.

Os insights mais recentes direto para a sua caixa de entrada. Increva-se na nossa newsletter agora

Formulário de inscrição para o boletim informativo por e-mail de insights de marketing

Ao assinar, você concorda que poderemos enviar e-mail de marketing a você sobre os serviços do Twitter. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.