Perguntas e respostas

Conheça o novo diretor global de criação para grupos Jayanta Jenkins

A criatividade é a alma da publicidade e do marketing, o combustível que impulsiona as melhores campanhas.

Esse é o motivo que me deixa tão animado com a vinda de Jayanta Jenkins para o Twitter na função de diretor global de criação para grupos. Seu currículo é bem impressionante e repleto de serviços realizados em prol da mudança cultural nas melhores agências e marcas do mundo, mais recentemente nas empresas Apple/Beats by Dre, TBWA\Chiat\Day, Wieden + Kennedy, Gatorade e Nike. Contudo, o que realmente me indicou que ele seria a pessoa certa para liderar a marca Twitter em um próximo estágio foi sua visão, filosofia e criatividade.

Entrevistei Jayanta para conhecê-lo, entender o que instiga seu pensamento criativo e para melhor compreender como as marcas podem contar histórias criativas que repercutam.

Em sua carreira, você trabalhou com algumas das marcas mais icônicas. Como as marcas podem criar cultura no lugar de publicidade?

@Jayanta: As marcas icônicas apresentam uma tendência para passar cultura em vez de refleti-la. O resultado frequentemente cria conversas e narrativas inspiradas que envolvem as pessoas de uma forma significativa. A publicidade e a cultura podem e devem coexistir. As marcas icônicas tendem a usar a publicidade como um veículo com um ponto de vista cultural como motor.

As marcas icônicas apresentam uma tendência para passar cultura em vez de refleti-la."

Como as marcas podem contar histórias de formas significativas?

@Jayanta: Uma das formas fundamentais que as marcas podem usar para contar histórias significativas é conhecer o que realmente representam. Isso é realmente verdadeiro em um nível pessoal para tudo que admiro ou desejo imitar, ser um artista como Picasso, um músico como Prince ou uma marca como a Apple. Cada um deles sabe o que significa para a sociedade, e esse conhecimento é evidenciado pela forma que eles agem e conectam-se com o mundo. Em algum nível, as pessoas querem se ver nas marcas que admiram. Será muito divertido trabalhar com todos para revelar essa visão no Twitter. O mundo quer saber no que o Twitter realmente acredita e chegou a hora de criar essa narrativa.

O que as marcas vêm fazendo no Twitter que possa ser considerado inovador e interessante?

@Jayanta: Historicamente, há tantas marcas que usaram e continuam a usar o Twitter de formas inovadoras. Alguns exemplos que podemos citar são a campanha Nike Chalkbot, a Old Spice Man respondendo Tweets em tempo real e a campanha “Sing my Tweet” do Grammy. As marcas aproveitam o poder e o imediatismo do Twitter na plataforma “in the now”. Estou ansioso para começar a trabalhar com meus colegas do Twitter a fim de identificar e recrutar outras marcas para usar a plataforma de formas cada vez mais inovadoras. Espero que nosso Creative Studio faça parcerias com as marcas em um futuro próximo para oferecer suporte adicional e criativo de alto nível às marcas como um recurso.

Em algum nível, as pessoas querem se ver nas marcas que admiram".

O que anima você com esta oportunidade no Twitter?

@Jayanta: Este é um momento definidor no Twitter para a voz de nossa marca e o futuro engajamento. Espero ser um catalisador para criar um significado mais profundo para a marca. É muito raro que uma pessoa com uma carreira bem-sucedida no campo da publicidade tenha a oportunidade de passar a uma nova dimensão nas áreas de liderança e criatividade. As oportunidades desse tipo apresentam um tipo de energia e senso de aventura que me empolga e desafia profundamente em tudo que tenho que fazer de forma criativa.

Bem-vindo, Jayanta! Siga @Jayanta.