Perspectiva

Futebol: paixão do brasileiro, também no Twitter

Atletas, técnicos, clubes, dirigentes, jornalistas, comentaristas, ex-profissionais, torcedores, canais de TV, influenciadores digitais e produtores de conteúdo. O ecossistema do futebol está presente no Twitter e gera diariamente milhares de conversas sobre o esporte mais popular do planeta.

A maior prova disso aconteceu na última Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, que se tornou o evento mais comentado no Twitter em toda história, com 672 milhões de Tweets.

Aliás, sabe quem é o brasileiro com o maior número de seguidores no Twitter? O nosso principal jogador na atualidade: , que atingiu recentemente o recorde de 30 milhões de seguidores. Não por acaso, o segundo brasileiro mais popular na plataforma também é jogador de futebol: , com 27 milhões de seguidores.  

672

milhões de Tweets durante a Copa do Mundo 2014

Fonte: Twitter Internal, 2014

E se engana quem acha que o Brasil se destaca apenas por seus talentos individuais no futebol. Os times brasileiros têm investido cada vez mais em conteúdos em tempo real e ações diferenciadas no Twitter para levar aos fãs do esporte aquilo que está acontecendo no momento. Lances dos treinos e partidas, anúncios importantes, lançamentos de uniformes, contratações e a festa da torcida antes e durante os jogos, por exemplo, têm gerado um engajamento que coloca o futebol brasileiro em evidência no Twitter globalmente.

Considerando o período de maio a julho de 2017, o Flamengo () foi o terceiro clube de futebol mais mencionado no Twitter no mundo, ficando atrás apenas de Real Madrid () e Manchester United (). Corinthians (), na oitava posição e Palmeiras () na nona, também são destaques mundiais, mostrando o tamanho da paixão dos brasileiros por futebol. E se considerarmos menções a clubes esportivos de todas as modalidades, incluindo os gigantes da NFL e da NBA, o destaque brasileiro continua: o Flamengo segue como terceiro colocado em menções, o Corinthians fica em 14º e o Palmeiras em 15º.

Esses resultados não acontecem por acaso. O Brasil tem iniciativas inovadoras no Twitter, utilizando a plataforma de um jeito bem particular. A Copa do Brasil () criou uma ação válida em todos os jogos do torneio, em que os usuários do Twitter podem utilizar a hashtag para eleger o melhor jogador de cada partida. Graças à rapidez e à dinâmica do Twitter, o atleta mais votado de cada jogo recebe um troféu na saída de campo.

Parcerias como essas mostram o potencial do Twitter e abrem grandes oportunidades para as marcas, que podem aproveitar as milhares de conversas sobre futebol para identificar o que está atraindo a atenção de seu público-alvo e, assim, encontrar formas de entrar nessa conversa para transmitir suas mensagens de maneira natural. Anunciantes podem se tornar patrocinadores de um conteúdo de qualidade no Twitter - produzido por um clube, por exemplo - e levá-lo a uma audiência mais ampla por meio de Tweets promovidos.

Com uma audiência influenciadora, conteúdo de qualidade e conversas que se espalham dentro e além da plataforma, o Twitter é parte fundamental para que as marcas possam impactar os consumidores no momento certo e criar uma ligação genuína com o seu público - principalmente quando o assunto é a paixão nacional, o futebol.