Pesquisa

Cinco Práticas Recomendadas para Vídeos Promovidos no Twitter

Pesquisas recentes mostram que os usuários do Twitter adoram assistir, descobrir e interagir com vídeos.

Pesquisas recentes mostram que os usuários do Twitter adoram assistir, descobrir e interagir com vídeos. Como 90% das visualizações de vídeos do Twitter acontecem no mobile, esse é um meio ideal para alcançar o consumidor em tempo real, onde quer que ele esteja. Os Vídeos Promovidos também motivam a ação do consumidor — os usuários do Twitter que assistem a um vídeo com uma marca apresentam um nível de intenção de compra 28% mais alto que o normal.*

Fizemos uma parceria com a Dentsu Aegis Network e a Nielsen para descobrir que tipo de conteúdo de Vídeos Promovidos influencia os usuários do Twitter nas várias etapas do processo de compra. Os usuários do Twitter que participaram do estudo tinham mais de 18 anos, em uma divisão equilibrada de homens e mulheres em vários grupos demográficos e geográficos. Ao analisar diversos sinais, do movimento dos olhos às medidas de resposta da pesquisa, identificamos as características dos Vídeos Promovidos que causavam mudanças significativas no comportamento e na postura dos usuários do Twitter.

1 Produza uma primeira impressão humana para cativar os consumidores.

A humanização de sua marca no Twitter é uma prática recomendada perene porque promove o engajamento de maneira consistente. Não surpreende que os Vídeos Promovidos que apresentam pessoas em suas cenas de abertura (especialmente com rostos em close) têm probabilidade até 2x maior de motivar os consumidores a optar por assistir além dos primeiros segundos de reprodução do vídeo.

Destaque da marca: a Reebok exemplifica isso com sua campanha  (seja mais humano), que usa um Vídeo Promovido que, por coincidência, também enfoca a forma humana. O impressionante visual de três pessoas andando sobre as mãos atraiu os espectadores com uma taxa quase duas vezes superior à média.

2 Destaque como seu produto agrega valor para fazer as pessoas lembrarem mais dele.

O estudo revelou que os Vídeos Promovidos que mostravam claramente como um produto/serviço pode melhorar a vida do consumidor tiveram um impacto sobre as métricas da marca nos níveis mais superiores. Particularmente, o foco sobre a utilidade ou o impacto do produto na vida do consumidor gerou um aumento de 5% na familiaridade e de 14% na afinidade com a marca.

Destaque da marca: neste Vídeo Promovido, a Microsoft coloca a utilidade do Surface e apresenta o valor de suas funções para os consumidores, que são exibidos usando o produto integrado em vários cenários de seu dia-a-dia. Essa abordagem criativa promoveu um ótimo desempenho em relação ao normal, com aumento da familiaridade (2x a média) e da lembrança (5% acima da média) entre os usuários do Twitter.

3 Conte histórias de maneira estruturada para impulsionar as intenções de compra.

Os usuários do Twitter são consumidores bem informados. Eles não querem se sentir vendidos. Eles querem uma história que os atraia. Descobrimos que os Vídeos Promovidos com uma história clara podem melhorar as métricas do funil inferior. Esse tipo de conteúdo gerou um aumento particularmente impressionante de 9% nas intenções de compra, mostrando que o conteúdo pode influenciar diretamente as vendas.

O que isso significa para os anunciantes? Crie vídeos que tenham começo, meio e fim claros. Conduza os consumidores por uma jornada narrativa e forneça uma resolução. Essa abordagem tende a ser a mais bem-sucedida para criar uma impressão duradoura e impulsionar as impressões obtidas por meio de Retweets.

Destaque da marca: Para sua campanha , a MasterCard criou Vídeos Promovidos que eram histórias em formato longo com uma história clara. O vídeo do GRAMMY envolveu os espectadores na experiência VIP de quatro titulares de cartões que durou o dia todo e culminou em uma grande surpresa. Para lembranças e intenções de compartilhamento, esse conteúdo superou o desempenho dos vídeos que ofereciam aos usuários somente um teaser das mensagens da campanha.

4 Veicule entretenimento dinâmico para atrair as pessoas.

Os usuários do Twitter adoram ser entretidos. É por isso que o Twitter é uma plataforma especialmente eficiente para marcas de entretenimento e mídia. Os Vídeos Promovidos nesse vertical, incluindo anúncios para TV e filmes de 60 segundos, tendem a aumentar as intenções de compartilhamento em até 15% e elevam o engajamento sem auxílio (ou a opção pela visualização) em 13%. Marcas de categorias mais tradicionais conseguiram obter resultados semelhantes criando Vídeos Promovidos que imitavam o tom evocativo e o dinamismo dos spots promocionais para filmes e TV.

Destaque da marca: Este Vídeo Promovido da USA Network para uma nova série tem apenas 15 segundos, mas contém vários elementos visuais atraentes e sons que aumentam rapidamente a adrenalina dos espectadores. As histórias evocativas contadas em ritmo acelerado chamam a atenção, entretêm e mantêm o interesse dos espectadores. Na realidade, esse spot gerou um aumento nas intenções de conversão 3,3 vezes maior do que a norma e aumentou a probabilidade de recomendação a uma taxa 2,4 vezes acima da média.

5 Alinhe-se aos influenciadores para aumentar o número de mídias conquistadas.

Os vídeos que destacam celebridades ou influenciadores podem melhorar a imagem da marca, impulsionando as lembranças em até 14% acima do parâmetro de comparação e as intenções de compartilhamento em 6%. Estabeleça o contexto da marca por meio de elementos visuais ou de áudio para reforçar a conexão entre o influenciador e a marca.

Destaque da marca: a  usou um Vídeo Promovido para mostrar aos usuários do Twitter uma visão exclusiva de sua coleção de primavera e imagens de bastidores de sua modelo celebridade Rosie Huntington-Whiteley () filmando a campanha de primavera. O vídeo contava uma história doce e alegre sobre como as fundadoras Paige Adams-Geller e Rosie se conheceram anos atrás. Era uma introdução intimista da parceria. O Twitter foi o principal site social de referência para Paige.com durante sua campanha publicitária de primavera.

Resumo

Os Vídeos Promovidos podem mudar as atitudes do consumidor e impulsionar ações durante todo o funil de compra. Para maximizar o engajamento com usuários do Twitter, concentre-se em imagens de pessoas ou do valor do produto no início da reprodução do vídeo. Os Vídeos Promovidos que mostram histórias claras e aproveitam o poder dos influenciadores também podem melhorar as intenções de compra e aumentar a capacidade de compartilhamento. Os anunciantes de diversos verticais podem usar a mesma técnica empregada em filmes e TV ao se concentrar na distribuição de valor de entretenimento, em vez de apenas vender.

Ao se concentrar nesses cinco elementos criativos simples, os anunciantes podem otimizar suas campanhas de Vídeos Promovidos para o sucesso com consumidores no Twitter. 

*Nielsen, Video Engagement in Choice Environments, dezembro de 2014

Mais informações

Faça download do infográfico Cinco práticas recomendadas para Vídeos Promovidos no Twitter para saber mais.

Fazer download