Perspectiva

Faça bastante "barulho" para se conectar ao momento (parte dois)

Dicas criativas e conteúdo para estabelecer uma conexão com seu público no momento em que ele está mais receptivo.

Na primeira parte desta série, compartilhamos estratégias de planejamento para suas campanhas. Nesta segunda parte, fornecemos dicas para se destacar nas timelines lotadas a fim de estimular uma conexão genuína com seu público. Veja aqui cinco dicas para criar uma conexão ao vivo.

1. Faça bastante "barulho" ao vivo.

Quando as marcas estão preparadas para momentos previsíveis e imprevisíveis, conseguem criar ou aproveitar momentos e conversas em destaque, conforme eles evoluem para se conectar com os consumidores de maneira relevante. Para ter sucesso, identifique o momento de grande barulho durante o planejamento, forneça um incentivo para as pessoas participarem e promova seu conteúdo estrategicamente para aproveitar ao máximo o buzz ao redor do momento.

Desse modo, você pode se apropriar de um grande momento cultural ao vivo importante e agregar valor à mensagem de sua campanha. É assim que se cria um grande barulho em meio a um grande volume de conversas culturais ao vivo.

Estratégia: 70% da Geração Y gosta de ler Tweets enquanto acompanha um evento ao vivo na televisão. Você pode pegar uma carona nessa elevada atenção e começar sua própria conversa conforme o desenrolar do evento.

Por exemplo, a campanha #SpeakBeautiful da Dove explodiu na plataforma durante a entrega do Oscar (um evento em que a beleza é um dos principais temas), usando Tweets Promovidos e conteúdo em tempo real estrategicamente para tornar as conversas sobre beleza uma fonte de confiança e não de ansiedade, não apenas para as celebridades, mas também para as massas.

2. Alinhe seu conteúdo com uma causa.

O marketing voltado para uma finalidade está em ascensão. O segredo é se associar a uma causa que esteja vinculada a uma das convicções centrais de sua marca. Dessa maneira, você estabelece uma conexão genuína com a causa e a conversa à sua volta. O alinhamento com momentos ao vivo relevantes e em alta é uma ótima oportunidade de colocar-se em movimento.

Existe um público garantido altamente engajado que você pode mobilizar com uma estratégia de conteúdo oportuna e relevante para fortalecer as iniciativas de sua marca. Essa mobilização pode ser feita convidando os consumidores a participar da conversa, reconhecendo aqueles que estão ao seu lado e publicando atualizações para mostrar a seus seguidores que você está  ouvindo e engajado nessa questão importante.

Estratégia: cada marca tem uma finalidade — procure descobrir momentos culturais e ideias alinhadas com essa finalidade. Aproveite esse momento como uma plataforma de lançamento para sua campanha de marketing voltada para uma causa a fim de intervir em conversas relevantes.

3. Personalize sua campanha para se destacar nas timelines lotadas.

As marcas lutam continuamente pela relevância nas mentes dos consumidores, e essa batalha está mais acirrada do que nunca, pois o limite de atenção dos consumidores está diminuindo em meio a inúmeras mensagens concorrentes. Como sua marca pode se destacar?  

Crie conteúdo personalizado para interagir com seu público em outro nível. Dirigir-se a alguém usando seu nome real, seu nome de usuário ou incorporando algum outro dado pessoal exclusivo em seus Tweets indica seu interesse, sua intenção e seu compromisso com o consumidor.

Esses conteúdo se destaca em uma timeline atulhada. E a credibilidade obtida quando você surpreende e encanta seu público dessa forma impulsiona a defesa da marca.

Estratégia: a personalização é uma forma de se conectar com seu público em um nível mais profundo. Mas ela vai além da realização de uma estratégia de resposta 1:1 pelos gerentes de comunidade. Busque maneiras de dimensionar a personalização — por meio de uma biblioteca de ativos que complemente o conteúdo de texto individualizado ou de uma estratégia exclusiva baseada em conteúdo personalizado.

4. Desenvolva um programa ao redor de uma ideia central.

Se, a princípio, você tiver sucesso, tente, tente novamente. Com essa abordagem, as marcas desenvolvem ativos fáceis de produzir com um conceito que pode ser repetido e criam um programa de conteúdo ao seu redor. Um conteúdo com o objetivo de entreter ou prover uma utilidade funciona melhor. O segredo é ter uma ideia central, arraigada em uma percepção do consumidor, que pode ser colocada em prática em uma série de ativos.  

Esses ativos devem estar ligados por uma hashtag e pela estética do criativo, gerando um impacto cumulativo para a marca. Com uma série de ativos à mão, você pode lançar o seguinte rapidamente, assim que identifica um momento perene de receptividade.

A partir de então, basta fazer uma distribuição inteligente, pois você deve começar e mirar nas conversas aproveitando os interesses dos consumidores, e interagir com eles com mais profundidade sobre uma paixão compartilhada.

5. Mobilize o público com vídeos imersivos.

O vídeo é dinâmico; por isso, se destaca na confusão, envolvendo os consumidores com uma taxa de engajamento 18% maior e 11% de aumento no nível de recordação dos usuários em relação ao conteúdo estático. Não surpreende que o volume de conteúdo de vídeo no Twitter explodiu.

Ao criar seu próprio conteúdo de vídeo, lembre-se de carregar a diversão primeiro (em contraste com texto e introduções demoradas) para chamar a atenção e atrair seu público. Além disso, para garantir a lembrança da marca, inclua a mensagem da marca nos primeiros segundos.

Video is dynamic, and thus breaks through the clutter to engage consumers with an 18% increase in engagement and 11% increase in memory among users over static content."

Nina Mishkin, planejamento de conteúdo do Twitter

Mas não se trata apenas de criar conteúdo exclusivo. Você precisa trabalhar os ativos que já tem para explorar a enorme oportunidade proporcionada pelo vídeo. Para fazer isso:

  • Distribua os ativos hero que você já tem.
  • Adapte-os para testar formatos diferentes e estender seu impacto.
  • Crie conteúdo de apoio voltado para redes sociais que complemente a execução.

Dessa maneira, você pode transformar um vídeo hero em vários ativos individuais para publicação estratégica ao longo do tempo. Assim, é possível amortizar os custos e manter sua mensagem dentro da conversa por mais tempo.

O Twitter é a plataforma mais eficiente para a construção de conexões dinâmicas entre as marcas e os consumidores. Com o conteúdo certo e um pouco de planejamento, você pode promover campanhas extremamente bem-sucedidas sobre as quais as pessoas falarão por muitos anos.