Perspectiva

Faça bastante "barulho" para se conectar ao momento (parte 1)

Dicas de conteúdo e criativos para estabelecer uma conexão com seu público no momento em que ele está mais receptivo.

Quando a Dove nos incentiva a (falar da beleza), quando a REI convida os compradores da Black Friday a (escolher uma opção diferente) e a Hamburger Helper solta uma playlist para promover o amor à sua marca, essas marcas importantes recorrem ao Twitter para gerar a movimentação e produzir campanhas de sucesso.

O que essas campanhas bem-sucedidas têm em comum? Uma conexão em tempo real com a cultura que incentiva a atividade nas redes sociais, promove um vínculo emocional e impulsiona o engajamento em momentos de receptividade.

Nesta série em duas partes, analisaremos os componentes essenciais de uma campanha, especificamente aqueles relacionados a eventos ao vivo, para que você possa se conectar com seu público, criar uma estratégia de campanha atraente e fazer um grande "barulho" que empolgue e envolva as pessoas. Nesta parte, abordaremos dicas de planejamento para suas campanhas e, na segunda parte, dicas para se destacar em timelines lotadas a fim de promover uma conexão genuína com seu público.

Com a gama exclusiva de criativos do Twitter, que inclui Vídeos Promovidos, Anúncios em Vídeo In-Stream e Patrocínios em Vídeo In-Stream, as marcas podem explorar os momentos e as conversas ao vivo para alcançar um público engajado com conteúdo relevante no momento em que os consumidores estão mais receptivos.

Com a gama exclusiva de criativos do Twitter, que inclui Vídeos Promovidos, Anúncios em Vídeo In-Stream e Patrocínios em Vídeo In-Stream, as marcas podem explorar os momentos e as conversas ao vivo para alcançar um público engajado...”

Nina Mishkin, planejamento de conteúdo do Twitter

Siga estes cincos princípios básicos de planejamento para preparar sua marca para o sucesso:

1. Mapeie seus momentos.

Todos os eventos ao vivo são compostos por uma série de momentos antes, durante e depois do evento propriamente dito, e a maioria desses momentos "ao vivo" são previsíveis. Desse modo, é possível se planejar antecipadamente para eles. Antes do evento, faça uma lista de todos os momentos planejados, previstos e antecipados.

2. Planeje cenários favoráveis.

Analise a lista de momentos e identifique quais momentos antes/durante/depois do evento são relevantes para sua marca e quais ela pode assumir. Escolha momentos que sejam relevantes para sua marca e que possibilitem a expressão de sua personalidade. Eles são sua oportunidade de participar de conversas e de abrir caminho no evento. Procure por momentos que sua marca possa assumir.

3. Crie o conteúdo agora mesmo com base na lista de momentos priorizados.

Crie conteúdo para os momentos antes/durante/depois do evento e também para os momentos que você sabe e acha que podem acontecer. Você pode obter uma pré-aprovação do conteúdo, deixá-lo pronto para ser publicado e começar com o pé direito assim que a conversa sobre o evento começar. Dessa maneira, o conteúdo produzido em tempo real deve representar uma parcela muito pequena da sua atividade.

4. Defina modelos de criativos.

Crie modelos de conteúdo pré-produzido e em tempo real para garantir uma realização consistente e vincular qualquer conteúdo inesperado (como as reações do público) à sua marca, suas mensagens principais ou suas propostas de valor. Considere o uso de hashtags recorrentes, uma abordagem visual e uma estética geral consistente de modo a reunir o conteúdo.

5. Escolha seus parâmetros de segmentação.

Com base nos momentos já identificados, crie parâmetros de segmentação para garantir que seu conteúdo seja relevante – ele deve ser visto pelas pessoas certas, no momento certo e em grande escala.

Esses princípios de planejamento vêm acompanhados de excelentes execuções de criativos. Adapte-os da maneira mais adequada para sua marca e seus objetivos de marketing. Depois, leia a segunda parte desta série e conheça as estratégias de criativos para criar e manter conexões em tempo real eficientes.

Mais informações

Para saber mais, faça download de "Princípios para o Sucesso das Marcas".

Fazer download