Perspectiva

Faça bastante "barulho" para se conectar ao momento (parte um)

Dicas criativas e conteúdo para estabelecer uma conexão com seu público no momento em que ele está mais receptivo.

Quando a Dove nos incentiva a #SpeakBeautiful (falar da beleza), quando a REI convida os compradores do Black Friday a #OptOutside (escolher uma opção diferente) e a Hamburger Helper solta uma playlist para promover o amor à sua marca, essas marcas importantes recorrem ao Twitter para gerar a movimentação e produzir campanhas de sucesso.

O que essas campanhas bem-sucedidas têm em comum? Uma conexão dinâmica com a cultura que estimula a atividade nas redes sociais, alimenta o vínculo emocional e promove o engajamento em momentos de grande receptividade.

Nesta série em duas partes, vamos analisar os componentes essenciais de uma campanha, especialmente os relacionados a eventos ao vivo, para que você possa se conectar com seu público, desenvolver uma estratégia de campanha convincente e fazer bastante "barulho” que empolgue e envolva as pessoas. Nesta parte, vamos apresentar dicas de planejamento para suas campanhas e, na segunda parte, dicas para se destacar nas timelines lotadas a fim de estimular uma conexão genuína com seu público.

As marcas podem usar a exclusiva gama de criativos do Twitter, que inclui vídeos, GIFs, o Vine e o Periscope, para explorar os momentos e as conversas ao vivo, alcançando um público engajado com conteúdo relevante no momento em que os consumidores estão mais receptivos.

Using Twitter’s unique creative canvas of video, GIFs, Vine, and Periscope, brands can capitalize on live moments and conversations to reach an engaged audience..."

Nina Mishkin, planejamento de conteúdo do Twitter

Siga estes cincos princípios básicos de planejamento para preparar sua marca para o sucesso:

1. Mapeie os seus momentos.

Todos os eventos ao vivo são compostos de uma série de momentos antes, durante e depois do evento propriamente dito. E a maioria desses momentos “ao vivo” são previsíveis. Dessa forma, é possível se planejar antecipadamente para eles. Antes do evento, faça uma lista de todos os momentos planejados, previstos e prenunciados.

2. Planeje cenários favoráveis.

Examine a lista de momentos e identifique quais momentos pré/durante/pós-evento são relevantes para sua marca e de quais ela pode se apropriar de maneira genuína. Escolha momentos que façam sentido para a sua marca e que possibilitem a expressão de sua personalidade. Eles são sua oportunidade de participar de conversas e de abrir caminho através de todo o barulho do evento. Procure por momentos que sua marca pode assumir com autenticidade.

3. Crie o conteúdo agora mesmo com base na lista de momentos priorizados.

Crie conteúdo para os momentos pré/durante/pós-evento e também para os momentos que sabe e acha que devem acontecer. Você pode obter uma pré-aprovação do conteúdo, que estará pronto para ser publicado com entusiasmo e sucesso assim que a conversa sobre o evento começar. Dessa maneira, o conteúdo produzido em tempo real deve representar uma parcela muito pequena de sua atividade.

4. Estabeleça modelos de criativos.

Crie modelos de conteúdo pré-produzido e em tempo real para garantir uma realização consistente e para vincular qualquer conteúdo inesperado (como a reação do público) novamente com sua marca, suas mensagens principais ou suas propostas de valor. Pense na possibilidade de usar hashtags recorrentes, uma abordagem visual e uma estética geral consistente de modo a consolidar o conteúdo.

5. Escolha seus parâmetros de segmentação.

Com base nos momentos já identificados, crie parâmetros de segmentação para garantir que seu ótimo conteúdo seja relevante — ele deve ser visto pelas pessoas certas, no momento certo e em grande escala.

Esses princípios de planejamento vêm acompanhados de excelentes execuções de criativos. Adapte-os da maneira mais adequada para sua marca e seus objetivos de marketing. Depois, leia a segunda parte desta série para conhecer as estratégias criativas a fim de criar e manter conexões ao vivo eficientes.

Mais informações

Para saber mais, faça download do encarte "Princípios para o Sucesso das Marcas" (documento em inglês).

Fazer download