Perspectiva

Como fazer as pessoas assistirem - e falarem sobre - o seu próximo evento virtual

Assistir à programas de TV e filmes tem ajudado muitas pessoas a viverem momentos de leveza durante esse período de isolamento, seja por meio de novos programas, re-assistindo filmes e séries queridos, ou estréias importantes.

Na primeira metade de Março, houve um aumento de 225% no número de Tweets que falavam sobre assistir reprises ou maratonar séries, filmes e programas de TV, novos ou antigos.

Mas ao mesmo tempo que as pessoas querem ser entretidas, elas também estão em busca da conexão. As watch parties do Twitter podem ajudar a trazer a sensação de todos estarem juntos, em um grande sofá, mesmo que separados fisicamente. E esses eventos são tão populares com fãs de diversos gêneros de filmes e séries que, ultimamente, tem chamado bastante atenção da mídia.   

Apresentamos aqui algumas das melhores práticas, e dicas, para te ajudar a criar uma watch party de respeito no Twitter. 

Twitter watch party 101

Antes de tudo, a pergunta mais importante: O que iremos assistir? Escolha qualquer coisa: o primeiro episódio de uma nova série ou um filme recém lançado. Uma ideia boa é considerar reprisar e assistir de novo programas ou filmes com fandoms grandes e com membros do elenco, produção ou direção que estejam disponíveis para participar. 

Além disso, seja muito claro sobre onde as pessoas podem encontrar o conteúdo para assistir, e se ele precisa ser comprado com antecedência, e inclua essa informação no texto do Tweet que fará o convite. Se você tiver a confirmação da participação de alguma celebridade ou creator, garanta que eles também convidem fãs e indiquem onde e como achar o conteúdo de forma fácil.

Ao escolher o horário de início, pense sobre a disponibilidade da sua audiência foco. Por exemplo, filmes infantis, ou para assistir em família, devem ser exibidos em um horário amigável tanto para os pais quantos para as crianças - às sexta feiras, considere 19h - e considere que conversa, muito provavelmente, alcançará seu pico por volta das 20h.  Às sexta feiras, conversas sobre streaming costumam aumentar bastante por conta dos anúncios de novos lançamentos, mas as noites de domingo também costumam ser bem movimentadas e disputadas.

Prepare a lista de convidados

Selecione uma conta ou pessoa para ser o host principal do evento: responsável por enviar as mensagens principais, interagir com convidados e ajudar a liderar a conversa. Essa pessoa deve ser alguém que conheça muito bem o tema, como por exemplo, alguém que saiba de curiosidades dos bastidores, seja um fã bem reconhecido pela maioria e afins. Se esta pessoa não tiver uma conta no Twitter, é interessante fazer um take over de perfil.

Além do host principal, outros convidados, como atores, produtores, diretores e roteiristas, podem ajudar a manter o evento interessante ao tecer comentários e trazer diferentes informações, criando vários pontos de entrada para a conversa e atraindo pessoas diferentes. Super Fãs, influenciadores ou vozes importantes da comunidade também devem ser consideradas e incluídas. O anfitrião pode ajudar a destacar essas vozes durante a transmissão.

Crie uma expectativa boa para os fãs quando enviar o convite oficial, sempre com o nome do anfitrião e seus convidados, com pelo menos 24 horas de antecedência (não mais do que 72 horas - se você quiser manter o seu evento como novidade!). Periodicamente, compartilhe algumas mensagens direcionando as pessoas para o evento e para mantê-las animadas. Além disso, convide os fãs para acompanhar tudo de perto e participar do aquecimento

Não se esqueça de compartilhar detalhes essenciais no convite, dê detalhes: quando e onde, como funcionará, onde assistir.  Lembretes de Marca do Twitter podem ser utilizados como RSVP.

Onde iremos assistir?

Ser um mestre das hashtags é muito importante. É a melhor forma de unificar a conversa, e fazer os fãs acompanhem tudo o que está acontecendo de forma prática. Hashtags também encorajam a participação e deixam o seu evento seja mais fácil de ser descoberto. Garanta que seja algo simples de lembrar e escrever, então pesquise bem antes de defini-la. Um emoji personalizado, que é acionado quando hashtags específicas são utilizadas, além de funcionarem muito bem, criam um "momento de parada" na timeline.

Se divirta com o seu perfil no Twitter, isso ajuda a chamar mais pessoas e ganhar atenção de um jeito simples. Edite a sua foto de perfil, sua foto de capa, nome e bio para promover o evento. 

Páginas de evento também podem ser utilizadas para ajudar na curadoria das conversas. Tweets de creators ou talentos envolvidos nas produções podem ser selecionados para estar entre os "Principais Comentários", facilitando o acesso a esses perfis.

Luz, câmera, ação!

Avise os fãs quando o evento começar. Faça uma contagem regressiva para marcar o momento, ou convide todos,  utilizando um emoji especial ou ativando as hashtags específicas. Ação desde o início pode ajudar a diminuir a barreira inicial, de entrar e encontrar poucas pessoas, e é importante para garantir que todos se sintam confortáveis e vejam quem são as outras pessoas que vão participar e compartilhar essa experiência especial. 

Pense em jeitos interessantes de promover o evento, para que seja possível criar uma experiência realmente conectada com quem está em casa. Encoraje os convidados especiais e os fãs a compartilhar fotos dos preparativos para o evento: o que estão comendo ou bebendo ou como estão vestidos. Que tal promover um tapete vermelho virtual?

Seja o primeiro a quebrar o gelo. Mergulhe no universo do evento e engage os participantes pensando de forma cuidadosa nos GIFs, imagens e pesquisas de opinião rápidas. Só evite "narrar"o conteúdo ou dar spoilers.

Se engaje com os participantes do evento. Fãs estão sempre famintos por conteúdo e costumam compartilhar sua empolgação quando participam de alguma interação de destaque, principalmente quando é algo que traz a caráter positivo ao conteúdo original ou gera mais conteúdo inédito para fãs. Tweets pré planejados, com informações e comentários no estilo "versão do diretor", podem se sustentar por um bom tempo. Então, considere compartilhar alguma informação de bastidor inédita ou pouco conhecida. Estimule a conversa com perguntas sobre momentos chave ou relembre de pontos importantes da narrativa (Retweet as reações mais bacanas - mas sempre evitando spoilers!).

Antes ou depois da sessão, faça um Q&A ao vivo, utilizando o VIT app , como uma forma simples de envolver as pessoas, gerar conversas bacanas e interagir de forma única.

Encerramento

Quando evento terminar, o anfitrião e seus convidados devem agradecer a todos pela participação e avisar a audiência que estão deixando a transmissão. Selecione os principais conteúdos da noite e reúna em um Twitter Moment que pode ser facilmente compartilhado (bônus: traga pessoas ainda mais para perto e inclua alguns Tweets de fãs). Os participantes poderão ver todos os Tweets mais interessantes da transmissão, e todos os fãs que não puderam assistir ao vivo podem ser influenciados a assistir depois. 

As watch parties do Twitter são uma ótima forma de reunir pessoas e gerar conversas interessantes - e consequentemente contribuir com a sua promoção de marca ou serviço.  Converse com a gente para criar um evento que faça as pessoas se sentirem conectadas, agrada fãs e inspira participação.

Fonte: *Twitter Internal, Partner-managed accounts of Twitter Global Content Partnerships. Data pulled for March 10 through March 16, 2020, compared to February 2020.

Os insights mais recentes direto para a sua caixa de entrada. Increva-se na nossa newsletter agora

Formulário de inscrição para o boletim informativo por e-mail de insights de marketing

Ao assinar, você concorda que poderemos enviar e-mail de marketing a você sobre os serviços do Twitter. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.