Perspectiva

Como as marcas podem entrar nas conversas sobre esportes

O Twitter é a arena mais diversa do Brasil. Em meio às conversas que ocorrem a cada minuto, é possível encontrar pessoas do mundo todo engajando sobre o que está acontecendo. 

Entre notícias, anúncios, opiniões, memes e comemorações, a plataforma traz diferentes pontos de vista de pessoas distintas. O Twitter possui a capacidade de potencializar as vozes e unir todas as pessoas em torno de interesses em comum.

Como plataforma pública, sem filtros e de conversas em tempo real sobre o que está acontecendo no mundo, o Twitter é um campo fértil para os consumidores, que podem se conectar com os temas de seu interesse, e para os anunciantes, que podem identificar o que está atraindo a atenção de seu público-alvo e, assim, encontrar formas de entrar nessa conversa para transmitir suas mensagens de maneira natural. Esses elementos fazem do Twitter um lugar extremamente eficaz no qual as pessoas interagem sobre diversos temas e suas paixões.

E como falar em paixões sem mencionar os esportes? O assunto motiva conversas acaloradas que unem diariamente torcedores, atletas, times, produtores de conteúdo e marcas no Twitter: 80% dos brasileiros na plataforma se interessam por esportes. Estes consumidores trazem as mais diversas visões em conversas com conteúdo relevante que se espalham rapidamente - durante grandes momentos esportivos, o Twitter chega a concentrar, em média, mais de 70% de todo o conteúdo produzido por consumidores na internet.

Até 70%

de todo o conteúdo produzido na internet durante grandes eventos nasce no Twitter.

Fonte: Twitter Internal & GW 2016 Brasil

Por ser uma plataforma conversacional e que traz conteúdo em tempo real, o Twitter é uma maneira rápida de impactar o maior número possível de pessoas, permitindo até que os assuntos ganhem notoriedade em outras plataformas e meios, como a imprensa. Um exemplo de engajamento que teve grande destaque foi o Tweet de um torcedor de futebol para o Estádio do Mineirão () perguntando porque teve que se desfazer de um desodorante ao entrar para uma partida ganhou grande visibilidade. Em tempo real, logo após a publicação, os perfis do, e  entraram na conversa e se tornaram, junto com o fã, o que estava acontecendo no momento.

E não parou por aí. O tema extrapolou o Twitter. A marca viu o contato como uma oportunidade de aproximação com o cliente e, além de se mostrar aberta a conversas e oferecer a reposição do produto, criou uma campanha de publicidade baseada no fato originado no Twitter com o slogan acompanhado do tema: “ nem no estádio”.

O fato de os consumidores estarem abertos a interagir com o conteúdo das marcas no Twitter, em tempo real, possibilita que anunciantes se tornem parte das conversas, reforcem sua personalidade, gerem empatia e criem uma conexão genuína com sua audiência. E as possibilidades para isso são diversas. A consultoria que o Twitter oferece aos parceiros, além de soluções customizadas e diferenciadas para que alcancem seus objetivos, visa complementar as estratégias e auxiliar no domínio da geração de conversas e interação no ambiente digital, que são de extrema importância. O resultado é uma conexão profunda com o público alvo - conexão essa que é, hoje em dia, cada vez mais esperada pelos consumidores.