Perspectiva

Quem está no Twitter define o que será tendência, os memes da vez, as conversas mais relevantes do dia. São comunidades, como fãs de música, esportes e TV, capazes de quebrar paradigmas e impactar o mundo de verdade.

Foi o que aconteceu, por exemplo, quando o time dos abraçou as jogadoras da seleção brasileira feminina na Copa do Mundo na França e mostrou que, por aqui, demos um belo passo rumo à igualdade de gênero dentro de campo. Esse movimento, que é mundial e iniciou uma mudança para a próxima geração, está sendo liderado por pessoas como Nancy Baker (), para trazer mais mulheres para o futebol e desafiando estereótipos antigos sobre .

Nancy tem um trabalho como voluntária, em Londres e ao redor do mundo, e treina adolescentes que serão futuras craques no futebol. Ela usa sua voz para atrair mais meninas para o campo e também para a torcida em um movimento em que, unidas, todas se aplaudem.

Quem disse que mulheres não podem encher um estádio?

Quando as pessoas falam no Twitter, o mundo inteiro escuta

As pessoas no Twitter são as que começam as conversas que impactam o mundo, que desafiam as convenções e mudam a maneira como nos enxergamos.

Salem Mitchell (), por exemplo, enfrentou críticas por postar fotos de sua beleza não convencional. Ela usou o Twitter para retrucar de maneira criativa aqueles que apontaram o dedo para ela: postou uma foto de seu rosto com uma banana madura ao lado, cheia de bolinhas como suas sardas. O pessoal no Twitter aprovou sua atitude. Respostas de incentivo e apoio não faltaram. Disseram a ela que ela estava "deslumbrante" e postaram elogios pseudocientíficos bem humorados, como "bananas com sardas também são mais nutritivas".

 

Defensores da beleza que quebra padrões, como a de Salem, ajudam a refletirmos sobre como pensamos a autoestima, a autoaceitação, enfim, sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos. Essa troca de opiniões chamou a atenção de revistas a agência de modelos. Quem está no Twitter tem em mãos uma ferramenta para iniciar conversas que podem colocar a sociedade para refletir sobre assuntos relevantes.

O engajamento que o Twitter proporciona significa influência. Não é sobre alcançar as pessoas, simplesmente, mas alcançar as pessoas que fazem a diferença.

As conversas no Twitter explodem na forma de memes, movimentos e hashtags sobre as novidades. E essa influência define o que as pessoas estão falando dentro e fora da internet.

80% das pessoas no Twitter influenciam a decisão de compra de amigos e familiares. E 88% das pessoas no Twitter seguem contas de marcas.

80% das pessoas no Twitter influenciam a decisão de compra de amigos e familiares.
E 88% das pessoas no Twitter seguem contas de marcas.

Tudo começa no Twitter

O Twitter é o lugar em que as pessoas querem, o tempo todo, descobrir algo novo para experimentar e compartilhar. Quando a primeira imagem de um buraco negro saiu, seu impacto foi imediato e ganhou força, em grande parte, por causa do Twitter. A descoberta se espalhou em tempo real. Milhares de pessoas aplaudiram a Dra. Katie Bouman, jovem cientista da computação que ajudou a construir o algoritmo que permitiu a captura da imagem.

No Brasil, cientistas também são celebrados no Twitter. É o caso da astrônoma Ana Carolina Posses (). Ana foi uma das criadoras da , uma hashtag que organiza e compartilha descobertas e iniciativas de pesquisadores brasileiros. Com posts cheios de estrelas, galáxias e cometas, a é frequentadora assídua dos Trending Topics brasileiros. 

E o tema encontrou mais inspiração com as marcas: enquanto os usuários compartilhavam mais notícias sobre o buraco negro e geravam memes, Skol usou o espaço como tática de vendas. Aproveitar as conversas que bombam no Twitter para campanhas de mídia gera resultados, pois o público da plataforma está mais receptivo a novas mensagens, inclusive de marcas. E a compartilhar, influenciando opiniões.

As pessoas gastam 26% mais tempo visualizando anúncios no Twitter do que em outras redes sociais. E os anúncios no Twitter são considerados pelos consumidores 54% mais estimulantes do ponto de vista emocional que em outras redes.

Além disso, os anúncios em vídeo no Twitter são 29% mais lembrados que em outras redes sociais, e 373% mais lembrados que na plataforma líder em vídeo.

Comece a conversa, mude o mundo

O comportamento das pessoas no Twitter é o superpoder da plataforma. São pessoas que começam as conversas que mudam a forma como vemos o mundo e, às vezes, como vivemos nele.

Então, como encontrar as pessoas que fazem a diferença? Comece por quem lança tendências, lidera movimentos, transforma a cultura. no Twitter.

 

Fontes: GlobalWebIndex Q4 2018, Global 2. GlobalWebIndex Q1 2019, Global 3. OMG + Twitter, Receptivity with Neuro-Insight, outubro de 2018; EUA, BR, JP

Os insights mais recentes direto para a sua caixa de entrada. Increva-se na nossa newsletter agora

Formulário de inscrição para o boletim informativo por e-mail de insights de marketing

Ao assinar, você concorda que poderemos enviar e-mail de marketing a você sobre os serviços do Twitter. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.