Perspectiva

Aplicando a segmentação do evento à #Rio2016 e a cada esporte olímpico

Com o início dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, como sua marca pode ser apresentada aos torcedores durante o maior evento esportivo mundial do ano?

Fica a dica: nós lançamos a segmentação por eventos, que oferece um modo fácil e rápido de alcançar no Twitter um público-alvo ativamente interessado em um evento. Esta publicação de março no blog aborda várias práticas recomendadas da segmentação por eventos. Aqui nesta publicação, vamos destacar maneiras específicas de se direcionar ao seu público durante as Olimpíadas.

Ao contrário do Super Bowl ou da final da Liga dos Campeões da UEFA, que transcorrem no curso de um dia ou uma semana, as Olimpíadas são um evento esportivo contínuo realizado entre 5 e 21 de agosto. Além de as competições ocorrerem durante todo o dia, os atletas, os torcedores e as emissoras estão preparados para transmitir notícias a qualquer momento, direto do campo de jogo. Diante desse quadro, seria impossível para uma marca ou agência ficar sintonizada em tudo que acontece dentro e fora do campo no Rio o tempo todo. Mas pode deixar com a gente: com a segmentação por eventos, você pode segmentar as Olimpíadas como um evento inteiro ou um esporte individual ao longo de toda a duração dos Jogos.

Siga estas dicas e práticas recomendadas para interagir com seu público e gerar seu próprio buzz antes e durante os Jogos Olímpicos.

1. Deixe a segmentação por nossa conta.

A segmentação por eventos foi criada para garantir que você segmente apenas as conversas relevantes, analisando o conteúdo dos Tweets. Contando com palavras-chave e outras indicações contextuais, podemos ajudá-lo a se concentrar somente nas conversas relacionadas ao evento que você quer segmentar.

Note os picos na conversa durante os Jogos de Londres (veja abaixo). Com a segmentação por eventos, seus Tweets Promovidos e Vídeos Promovidos alcançam seu público-alvo quando ele está mais engajado e inclinado a participar da conversa.

Para refinar seu público, adicione camadas de segmentação por grupo demográfico e área geográfica. Não use públicos personalizados ou segmentação adicional, pois isso pode limitar o alcance de sua campanha. Caso pretenda usar a segmentação por seguidores com base em um atleta ou em outra conta relacionada às Olimpíadas, recomendamos que você configure uma campanha separada.

2. Comece a interação antes do evento.

Normalmente, começamos a rastrear o público de um evento 30 dias antes do início deste, proporcionando bastante tempo para o planejamento da campanha.

Para alimentar o interesse, envie Tweets com antecedência. Isso aumenta a lista de pessoas que interagem com o evento (e com sua campanha). Conforme os níveis de atividade crescem, suas conexões se multiplicam e você acaba no centro de uma multidão cada vez maior.

Estamos no meio das eliminatórias, dos anúncios de escalação e da movimentação de treinamento das Olimpíadas. É a oportunidade perfeita para as marcas gerarem uma exposição prévia antes que o mundo todo se encontre no Rio em 5 de agosto.

3. Gere um engajamento em todas as frentes com o alinhamento de vários canais.

Em sua maioria, as campanhas nas Olimpíadas são veiculadas em vários canais online e offline, incluindo a TV, a mídia impressa e os próprios espectadores. Conecte essas iniciativas à sua estratégia de marketing de eventos do Twitter, combinando seu flight com sua campanha em TV ou Tweets programados com aparições de um atleta patrocinado. Isso ajuda a estabelecer sua mensagem junto aos fãs dos Jogos.